• home
  • contato
  • sobre mim
  • blogroll
  • lojinha
    • Fotos
    • Viagens
    • Passo a passo
    • Eventos
    • Dicas
    29 março 2016

    Tuto Paint tool SAI



    Eu sei que eu prometi que não ia mais abandonar vocês, fiz um blog planner e tudo mais, só que aconteceram alguns imprevistos, mas tô de volta.

    Esse post vai ser pra mostrar um pouquinho das minhas últimas tentativas com a "Ilustração digital"
    Eu amo desenhar em papel, sentir as texturas, os pincéis e tal, mas é sempre bom procurar saber um pouco de tudo, sempre se aperfeiçoar.

    Eu tinha começado a fazer uns esboços no meu sketch e fiquei com preguiça de finalizar eles, e ai pensei que seriam fáceis o suficiente pra fazer pintura digital.

    Normalmente eu faço a line art no programa Paint tool SAI e exporto para o Photoshop para fazer a colorização. Só que o meu net está super lento com os arquivos e quando vou usar os pincéis fica um pouco lento, então decidi arriscar a colorir com o SAI (Vamos chamar ele assim tá? código entre nós pra não me fazer escrever o nome gigante dele hahaha ) e eu até que gostei.

    Usei os brushes shalk, eles são estilo giz, tem uma textura interessante.
    Vou mostrar um mini tutorial no programa que é super fácil pra quem está começando e também é gratuito pra quem quiser baixar.

    ♥ Primeiro é só selecionar o pincel e abaixo colocar a textura que deseja, eu coloquei essa "paper" mas tem várias outras no programa que você pode testar.


    ♥ Assim fica a textura, com um estilo craquelado, a diferença para o Photoshop é que lá conseguimos baixar uma variedade de brushes maior, se você testou e ainda não gostou da pra usar o outro programa.


    ♥ É sempre bom separar as camadas em grupos, pra organizar o que você está fazendo e não se perder ou misturar as camadas, eu separo, em cabelo, pele, roupas, fundo e dentro desses grupos tem os elementos separados de cada, assim facilita corrigir erros na finalização.


    ♥ Para que eu consiga ver as linhas do sketch original, eu diminuo a opacidade (deixo a camada que estou usando mais clara ) assim facilita, você pode alternar colo acha melhor.


    Aqui vão mais algumas imagens do processo :)




    Esse foram outras ilustrações que fiz durante a semana no mesmo programa, com o treino a gente vai se aperfeiçoando, tem um grande diferença dos meus primeiros desenhos digitais para agora.



    Pra quem quiser baixar, só clicar aqui, é um programa bem legal pra quem ta começando e é gratuito também.


    Espero que tenha ajudado de alguma forma quem quer começar nessa área, e se tiverem dúvidas é só comentar!

    Beijos
    Cruella



    5 comentários:

    1. Oii, amei essa dica, obrigada por compartilhar conosco. Mas de qual site você baixou? Aparece pra baixar pelo Baixeaki, Softonic, etc... Eu não sei se são confiáveis. Desde já, obrigada. Admiro seu trabalho.

      ResponderExcluir
    2. Que massa esse tuto! O que mais curto nos seus desenhos é o movimento, você dá mta ação pra eles, adoro =D

      ResponderExcluir
    3. Ficou muito bom!!! Vou tenrar baixar esse programa. Gostei do efeito dele. Eu sempre uso e confio no baixaqui.

      ResponderExcluir
    4. Ficou muito bom!!! Vou tenrar baixar esse programa. Gostei do efeito dele. Eu sempre uso e confio no baixaqui.

      ResponderExcluir
    5. Ótimas dicas!
      Sobre a mesa digitalizadora XP-Pen ( https://www.xp-pen.pt ) eu era capaz de usar Paint Tool SAI sem lag considerável.
      eu tenho crescido usado para SAI e agora é meu programa favorito para pintar digitalmente.

      ResponderExcluir